domingo, 28 de setembro de 2014

COMO A MINHA FÉ É PEQUENA


Noutro dia, numa visita a Jesus Sacramentado, na Capela do Santíssimo da minha paróquia, estava em momento de adoração quando comecei a me questionar:

Como a minha fé é pequena. Como preciso crescer na fé!

Fiquei me cobrando e me perguntando,  por que eu, ali na frente de Jesus, o meu único e verdadeiro Deus, não estava  sentindo nada em meu coração.

Eu acredito que é Jesus que está ali presente no Sacrário e, por isso, queria sentir a Sua presença junto de mim. Mas, por que não sinto ainda meu coração arder com o seu amor? Por que não me deixo arrebatar pela Sua presença? Por que enfim, não fico extasiado na presença do meu Deus?

Foi quando cheguei a conclusão de que realmente a minha fé é muito pequena.

Aí, me lembrei do que meu querido pai, já falecido, sempre me falava e que eu nunca esqueci. Dizia ele: "meu filho, se nós tivéssemos a noção de que é realmente Jesus que está na nossa frente no Sacrário, nós viveríamos de joelhos à sua frente o tempo todo de nossas vidas."

E, é verdade!

Continuando ali  de frente ao Senhor, eu então fiquei me perguntando: e, se ali na minha frente, ao invés da hóstia consagrada, estivesse o próprio Jesus, em corpo, alma e divindade?

Como seria que eu estaria reagindo, vendo Jesus ressuscitado de pé, na minha frente,  com seu corpo e suas vestes irradiando uma luz muito brilhante e intensa? Ele nem precisaria falar nada.

Como eu estaria reagindo?

Com certeza eu estaria deitado aos Seus pés, com o rosto no chão ou  ajoelhado e imóvel, apreciando maravilhado aquele momento único e fitando seus olhos e todo o Seu ser.

Com certeza ainda, estaria em êxtase, sentindo  ao mesmo tempo, um fogo arder em meu peito (como sentiram os discípulos de Emaús) e uma paz tão grande e intensa, que também com certeza, iria querer que nunca acabasse; e pensaria em montar uma "tenda" e ficar ali para sempre, como Pedro e os discípulos quiseram fazer quando presenciaram a Transfiguração de Jesus.

Aí, mais uma vez, me questionei: Será que só eu me sinto assim de frente para o Sacrário?

Me lembrei então, da história da Beata Madre Tereza de Calcutá, quando perguntada por uma das irmãs seguidoras da sua congregação sobre o que ela falava ou rezava para Jesus durante todo o tempo em que ficava junto ao Santíssimo Sacramento. E eram horas e horas de adoração.

Madre Tereza respondeu então a irmã, que tinha momentos que ela não rezava nada, ficava ali às vezes, contando os azulejos da Capela do Santíssimo, pois já não tinha mais o que rezar. Mas, que ela permanecia ali, pois Jesus a estava vendo bem de perto. E, isso era o importante.

Naquele momento, olhei para um lado, para o outro e me perguntei, cadê todas as outras pessoas católicas que também acreditam em Jesus e são seus seguidores?

No mesmo momento me respondi: com certeza muitas vieram ao Sacrário em outro horário, outras estão trabalhando, estão estudando, estão cuidando de suas vidas, de suas famílias. Estão lutando pela sobrevivência. 

Quantas vezes deixamos de visitar Jesus que está tão perto de nós, pelos afazeres e a correria do dia-a-dia. Por que Ele não faz parte do nosso planejamento diário?

Nesse momento, me senti decepcionado comigo mesmo  por  ainda  não ter uma fé tão grande que me faça estar ali junto a Jesus Sacramentado, senão o tempo todo de minha vida, mas pelo menos  uma vez por semana, uma vez por mês, quem sabe... 

Reconhecendo que é o próprio Cristo que ali está no Sacrário à nossa frente, por que não o visitamos todos os dias, nem que seja para apenas deixar que Ele nos veja bem de perto, como fazia Madre Tereza.

Precisamos e sentimos falta de estar com  o nosso Deus.

É reconfortante saber que Ele está sempre de braços abertos esperando pela nossa visita. Mesmo que não nos diga isso pessoalmente. Mas, já nos falou e continua a nos falar através das Sagradas Escrituras.

Vou me esforçar para não deixar que a correria da vida me leve a ficar distante do Santíssimo Sacramento mas, ao contrário, vou me catequizar para com maior freqüência visitar o meu Jesus em Sua morada, o Sacrário.



E você meu irmão, minha irmã, já O visitou hoje? 

Por: José Vicente Ucha Campos

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

VOCÊ JÁ VISITOU JESUS HOJE ?


VISITA A JESUS SACRAMENTADO
Quem não necessita de um amigo com quem caminhar ao longo da vida?  Quem não necessita de uma pessoa que nos escute e acolha com maior apreço, alguém com quem compartilhar a alegria fraterna da amizade, e sempre disposta a nos ajudar nos momentos difíceis?  O melhor destes amigos é Jesus, nosso Reconciliador, a quem podemos receber no Sacramento da Eucaristia, e a quem também podemos visitar, acompanhando-O diante do Sacrário, no silêncio de uma capela ou de uma igreja.
O Senhor Jesus nos chama de «amigos».  Está sempre conosco, e como sabemos, isso se manifesta de modo visível na Eucaristia, «sacramento do Sacrifício do Banquete e da Presença permanente de Jesus Cristo Salvador».  Sendo um sacramento tão admirável, às vezes nos esquecemos que podemos recorrer a ele com freqüência.  Não temos que esperar cada Domingo para nos encontrarmos com Cristo presente na Eucaristia.  Podemos sair ao encontro do Senhor, como Ele faz conosco em tantas ocasiões de nossa vida, e visitá-lo em uma igreja ou capela onde esteja custodiado o Santíssimo Sacramento.  Aí Jesus nos espera sempre, ansioso de que lhe abramos o coração na intimidade da oração.
Embora seja verdade que podemos conversar com o Senhor Jesus em todo momento e em qualquer lugar, sua presença na Hóstia consagrada é privilegiada e particularmente eficaz para poder «apalpar o amor infinito de seu coração».  Ali Ele está presente por excelência, no modo como Ele quis permanecer entre nós.  Isso faz uma grande diferença.  O Senhor está realmente presente na Eucaristia, nos convidando a acompanhá-lo, nos oferecendo seu firme apoio em nosso peregrinar.  A Igreja e o mundo — nos recorda o Catecismo da Igreja Católica— «têm uma grande necessidade do culto eucarístico.  Jesus nos espera neste sacramento do amor.  Não regateemos tempo para ir encontrá-lO na adoração».

O QUE DEVEMOS DIZER AO SENHOR JESUS SACRAMENTADO?

Tudo aquilo que está aninhado em nosso coração!  A adoração eucarística é um momento de intimidade, de confiança e de amizade com Deus.  Nesses momentos de oração diante do Santíssimo, diante de Jesus Sacramentado, recordamos que sua presença é fruto do amor que Ele nos tem.  É um momento oportuno para renovar nosso propósito de sermos Santos e de responder generosamente ao amor de Deus.  Na adoração a Jesus Cristo também podemos pedir perdão por nossas faltas e pecados, reconhecendo assim, com humildade, que só Ele tem o poder para nos perdoar, renovando nossa confiança em sua misericórdia.
Podemos rezar pelos outros, por nossos familiares, pelos amigos, pelos necessitados, os sofredores, os doentes.  Também pela Igreja, pelo Santo Padre e suas intenções, assim como pelos pobres e necessitados, pelos que necessitam da fé e se consideram abandonados por Deus.  Enfim, em cada um de nós estão aninhadas diversas intenções e necessidades que podemos apresentar com fé e confiança ao Senhor Jesus.  De fato, a adoração Eucarística tem uma profunda relação com a evangelização.  Por um lado, rezar pelos outros já é uma privilegiada forma de apostolado e por outro, a experiência de encontro com o Senhor nos renova no ardor para anunciá-lO como quem se encontrou pessoalmente com Ele.
É verdade que «freqüentemente, em nossa oração — como assinalava o Papa Bento XVI—, encontramo-nos diante do silêncio de Deus (…)  Mas este silêncio de Deus, como aconteceu também a Jesus, não indica sua ausência.  O cristão sabe bem que o Senhor está presente e escuta».  Esta situação, que possivelmente experimentamos em mais de uma ocasião, convida-nos a confiar e ter paciência, e pode ser um tempo de maturação para nossa fé, nos recordando que «o Deus silencioso é também um Deus que fala, que se revela».

COMO VISITAR O SENHOR PRESENTE NO SANTÍSSIMO SACRAMENTO?

Para começar necessitamos silêncio interior e recolhimento para visitar senhor Sacramentado.  «O silêncio —indicava Bento XVI — é capaz de abrir um espaço interior no mais íntimo de nós mesmos, para fazer com que ali habite Deus, para que sua Palavra permaneça em nós, para que o amor a Ele se arraigue em nossa mente e em nosso coração, e anime nossa vida».  Quando nos encontramos na presença de Jesus Sacramentado o primeiro é fazer um ato de fé e tomar consciência de que Deus está aí realmente presente.
Muitas vezes visitaremos o Santíssimo Sacramento de modo espontâneo.  Nem sempre achamos uma capela perto de onde vivemos ou trabalhamos, mas às vezes temos a oportunidade de fazê-lo e a aproveitamos.  Quem não gosta de receber a visita surpresa de um amigo próximo?  O Senhor se alegrará também quando o visitarmos assim.  Entretanto, se estiver dentro de nossas possibilidades, podemos fazer da visita ao Santíssimo um hábito que terá muitos frutos em nossa vida espiritual.  Talvez possamos visitá-lo uns minutos ao dia, ou duas ou três vezes por semana.  Podemos fazê-lo sozinhos, na companhia de alguém, ou também em família.  Convidar alguém a visitar o Senhor presente no Santíssimo Sacramento é uma excelente oportunidade para fazer apostolado e dar motivo para que outras pessoas que possivelmente estejam um pouco afastadas do Senhor voltem a encontrar-se com Ele na intimidade da oração.
Embora possamos rezar com as palavras que espontaneamente venham ao nosso coração, quando vamos visitar o Senhor Jesus por um tempo mais prolongado ajuda muitíssimo preparar nossa visita.  Podemos, por exemplo, dedicar uns minutos a um momento de diálogo pessoal com o Senhor, outros minutos à meditação de um texto eucarístico ou a rezar com os salmos, e outro momento a pedir por nossas necessidades e as de outros.  As possibilidades são muito variadas, e este costume ajudará a que nos mantenhamos concentrados e enfocados.
Falando precisamente de textos sobre os quais podemos meditar, existem diversas citações na Sagrada Escritura sobre as quais podemos rezar e que nos ajudarão em nossa meditação.  As passagens sobre a instituição da Eucaristia na Última Ceia, por exemplo, assim como aquelas nas quais o Senhor fala do «Pão de Vida», entre tantas outras, nos ajudarão a tomar especial consciência da presença real do Senhor.  Meditar diante do Senhor «nos dá a possibilidade de chegar ao próprio manancial da graça», ajudará a um encontro mais íntimo com Ele, e a descobrir com maior ardor o imenso bem que significa sua presença na Eucaristia.  Há, por outro lado, muitos devocionários eucarísticos que podemos utilizar em nossas visitas.  Neles encontraremos também outros textos valiosos, orações de Santos, assim como cantos adequados para a oração eucarística que seguramente enriquecerão nossa oração.

«EU ESTOU COM VOCÊS TODOS OS DIAS»

Quando nos aproximarmos de Jesus Sacramentado tenhamos sempre presente sua promessa: «Eu estou com vocês todos os dias, até o fim do mundo».  É um convite a confiar nEle, com alegria, sabendo que está aí sempre, paciente, contente, disposto a nos ajudar, a nos escutar.  Da mesma maneira, recordemos que o Senhor quis deixar-nos também uma Mãe que nos acompanha e nos ajuda a nos aproximarmos cada vez mais de seu Filho.  Que Ela, como dizia o Beato Papa João Paulo II, «que foi a verdadeira Arca da Nova Aliança, Sacrário vivo do Deus Encarnado, ensine-nos a tratar com pureza, humildade e fervorosa devoção a Jesus Cristo, seu Filho, presente no Sacrário».

PASSAGENS PARA ORAÇÃO

  • A instituição da Eucaristia: Mt 26,26-29; Mc 14,22-25; Lc 22,15-20.
  • O Senhor Jesus é o Pão da Vida: Jo 6,51-59.
  • Nossa atitude frente à Eucaristia: 1Cor 11,27-29.
  • O Senhor nos convida à comunhão com Ele: Ap 3,20; Jo 14,23.


PERGUNTAS PARA MEDITAR

1.   Quão importante é em minha vida espiritual a adoração Eucarística?
2.   Que obstáculos vejo em minha vida para crescer em minha devoção a Jesus sacramentado?
3.   Que meios posso dispor para que minhas visitas ao Santíssimo sejam uma experiência cada vez mais profunda de encontro com o Senhor Jesus?

ORAÇÃO DO SILÊNCIO
 Em nosso relacionamento com Deus, podemos chegar a este nível de intimidade, pela prática da Oração do Silêncio. Quando entramos na Oração do Silêncio, começamos a descobrir quem somos e aprendemos a descansar no amor de Deus. Entrar nesta Oração do Silêncio, diante do SSmo Sacramento, supõe crer  que a Eucaristia é uma PRESENÇA, isto é, supõe, firme e amorosamente crer que Jesus está presente na Eucaristia.
A ORAÇÃO DO SILÊNCIO é o lugar onde descobrimos nossa verdadeira identidade. Tomas Merton, monge trapista, escreveu muitos livros sobre o tema da contemplação. Nos seus livros, analisando a sociedade de hoje, afirma que o maior problema da sociedade moderna é o que ele chama de crise de identidade. As pessoas não sabem quem são. À pergunta: Quem é você? segue como resposta: “Eu sou advogado, médico, professor, mecânico”, etc.
As pessoas colocam o acento no que fazem e não no que são. Valoriza-se a produtividade, pauta-se a vida no consumismo. A modernidade está marcada pela cultura do ter mais (dinheiro, casa maior e melhor, o carro do ano, a grife do momento, etc.). Segundo Tomas Merton estamos numa cultura hiperprodutiva e hiperativa. E, como resultado desta hiperatividade e hiperprodutividade, desconhecemo-nos a nós mesmos. Perdemos a capacidade de estar a sós conosco mesmos.

Praticar a ORAÇÃO DO SILÊNCIO, diante do SSmo. Sacramento, pode ser um começo para então tornar-se um salutar hábito de vida.

            Em que consiste? – Trata-se de um verdadeiro exercício. Vamos propô-lo:
                                      
              Colocando-se diante da Eucaristia, seja numa Igreja ou numa capela, após breve adoração, procure sentar-se confortavelmente; acolha a si mesmo/a e afaste todas as preocupações, isto é, acalme-se. Inspire, dizendo: “Em nome do Pai e do Filho” e, expire, mentalizando…”e do Espírito Santo”. Tome consciência de que você é morada do Espírito Santo. Repita este exercício 4 ou 5 vezes. É o exercício da SERENIDADE. Diga agora ao Senhor: “Senhor, quero passar este tempo com você, acolher seu amor e descansar no seu amor”.
            Agora acolha o SILÊNCIO e faça silêncio. Esvazie-se e entre em silêncio total. Permaneça assim, mesmo ocorrendo pensamentos de distração. Responda a eles com determinada Palavra que você escolheu, por exemplo: JESUS, JESUS! Fale esta palavra para dentro do pensamento estranho que lhe ocorrer e desviar sua atenção. Assim você volta ao Silêncio total. Talvez consiga mantê-lo por 2-3 minutos e pode então ocorrer outra interferência de pensamento estranho. Proceda da mesma forma como acima indicado.
            Neste silêncio total você é presença diante de uma PRESENÇA, em solidão, diferente de solitário. É SOLIDÃO fecunda que faz acontecer a descoberta de você mesmo/a: sua riqueza, seus dons, seu valor diante de quem o/a ama.
                                       
O silêncio é a primeira linguagem de Deus. Oração não é algo que nós fazemos para Deus. Oração é algo que Deus faz por nós. Na ORAÇÃO DO SILÊNCIO damos nossa atenção a Deus e o Espírito Santo começa a trabalhar em nós; inicia um processo de purificação, a purificação desde o interior onde nascem as reais motivações de nossos atos. Na medida em que crescemos na capacidade de entrar em silêncio, começamos a ouvir Deus falando em nós. E Deus diz: “Você é meu filho muito amado. Você é minha filha muito amada. Eu te amo”! Esta é a nossa identidade radical. Viemos de Deus e estamos voltando para Deus.

            Concluindo, a oração é este momento em que damos atenção a Deus e Deus nos revela quem nós somos. Assim quando cada qual chegar à porta do céu e Jesus  perguntar: Quem é você?, com certeza você dirá: EU SOU SUA FILHA  AMADA! EU SOU SEU FILHO AMADO!


            E Deus dirá: SIM, VOCÊ É …! Entra,  e viva para sempre comigo.

Fonte: Movimento de Vida Cristã (www.vidacrista.org.br)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

DEUS NÃO ESTÁ MORTO

VALE A PENA ASSISTIR


PROCURE NAS LOCADORAS OU CINEMAS QUE AINDA ESTEJAM EXIBINDO

MELHORES MOMENTOS DA VIAGEM DO PAPA FRANCISCO À ALBÂNIA

O nosso querido Papa Francisco, esteve nesse domingo, 21 de setembro de 2014, em viagem à Albânia, país considerado pelo Papa, como um exemplo no mundo de convivência pacífica entre diversas religiões.



VEJA OS MELHORES MOMENTOS DA VIAGEM

domingo, 21 de setembro de 2014

PERSEGUIÇÃO À IGREJA DE CRISTO

CENAS FORTES!



Muitos cristãos morreram no início do cristianismo, e continuam morrendo ainda hoje, por professarem sua fé em Jesus Cristo. E, por que será que existem tantas pessoas que têm verdadeiro ódio de Jesus e seus seguidores a ponto de cometerem verdadeiros genocídios em massa? 

Por que será que um Deus que sempre pregou o amor, a misericórdia, o perdão e nos deu a possibilidade da salvação eterna e da plena felicidade, é tão odiado e tem os seus seguidores perseguidos e mortos por professarem sua fé?

Perante tantas coisas ruins e erradas nesse mundo, por que existe tanta perseguição ao bem? Só pode ser coisa daquele que é contra a paz e o amor entre as pessoas. Daquele que usa pessoas fracas como seus serviçais para o mal. Daquele que quer ver a discórdia e o caos acontecendo em nossas vidas.

Mas, chegou a hora da verdade. A hora de denunciarmos as injustiças e não aceitarmos mais ver o mal acontecendo. Não podemos continuar quietos, em silêncio, como se nada tivesse acontecendo. Não nos deixemos ser usados pelo mal. Abracemos o bem, o amor, a paz. Afinal, Deus nos criou para sermos felizes e vivermos plenamente o amor, e só Nele encontramos a Paz que tanto procuramos e precisamos. 

Lutemos sim, mas contra o mal e a falta de amor. Levantemos a nossa voz, para que todos possam escutar e encampar essa luta. Não nos acovardemos perante as injustiças e a matança de cristãos pelo mundo a fora. Incomodemos a mídia mundial, para que nos ajude a denunciar o mal pelo mundo. Lutemos pela vida em todos os seus aspectos. Vivamos a justiça. Vivamos o verdadeiro Amor e sejamos felizes em Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor! 

Vejam a covardia que está acontecendo nos dias atuais, assim como aconteceu no início da Igreja de Cristo.

O mundo não pode ficar de braços cruzados, vendo a matança de tantos inocentes!

CENAS FORTES













Sabemos que os muçulmanos,  que professam o verdadeiro islamismos, não concordam com essa intolerância religiosa e matança de cristãos  que está acontecendo no Iraque e na Síria por parte dos jihadistas. Por isso, conclamamos a todos os cristãos do mundo e os seguidores do verdadeiro islamismo, que rezem conosco para que a paz e a convivência harmoniosa entre as religiões passem a existir em todos os países do mundo. 

Afinal, a fé, não é um simples ato religioso de alguém, mas algo muito mais verdadeiro e profundo, que vem do coração e envolve a alma do crente, seja qual for a sua religião. Desta forma, o crente, não pode ter uma fé imposta a ele diferente daquela que ele professa em seu coração. Pode até aparentemente concordar com seus algozes, mas, o íntimo de seu coração jamais poderá ser alterado sem a sua vontade.

Tenha misericórdia Senhor de todos os que sofrem por professarem sua fé em Vós!

Deus nos abençoe e nos proteja de todo o mal. AMÉM!

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

JESUS: O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA


QUER ENCONTRAR ESSE JESUS QUE TANTO O AMA?

VENHA PARA SUA IGREJA (CATÓLICA, APOSTÓLICA, ROMANA)!

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

OS SANTOS SÃO E FORAM PESSOAS NORMAIS COMO NÓS

34 FOTOGRAFIAS PARA DEMONSTRAR QUE OS SANTOS SÃO 
E FORAM PESSOAS NORMAIS COMO NÓS


SANTO PAPA JOÃO PAULO II

Nenhum santo nasceu sendo santo. Eles se forjaram pelo fogo do amor. Todos começaram de pequenos, muito pequenos em alguns casos. Choravam, não gostavam de comer, eram frágeis e vulneráveis. Suas primeiras experiências do amor infinito de Deus foram experiências muito sensíveis: o olhar de suas mães, um beijo em suas bochechas rosadas, um sorriso consolador e protetor que só um pai pode dar, etc.
Tiveram que passar, como nós todos, o drama de uma puberdade, esse paraíso de inseguranças. Eles também se levantavam nas manhãs, olhavam o espelho e olhavam para si mesmos. Alguns foram muito inteligentes, outros eram tipo sensíveis. Uns atraentes, outros não. Alguns tiveram boas condições econômicas, outros passaram penúrias por terem nascidos em famílias pobres.
Alguns eram talentosos, outros não. Uns tinham uma grande espiritualidade e tinham uma grande intimidade com Deus. Outros construíram essa intimidade através do martírio e trabalho duro, modificando a si mesmo e vivendo uma experiência íntima com Deus.
No entanto, em cada caso, podemos dizer como Dante: "Um grande incêndio começa com uma pequena chama". Invisível aos olhos, cada um colocou a seu modo, seus olhos em Cristo, dando um SIM generoso, e, a pesar de cada um ter suas próprias coleções de dificuldades, não voltaram atrás.
Com essa coleção de fotografias queremos homenagear a todos os que muitas vezes caem, nos incluímos aí, na tentação de pensar que os santos são "pessoas especiais", cujo amor era de outro mundo. Mas, isso não é verdade. Não caiamos no erro de ver as fotos das crianças, como se elas já fossem santos ou santas, tais quais como as vemos nas fotos como adultos(as).
Não diminuamos o valor e não os despojamos da honra de terem trabalhado. Cada um deles lutou para deixar-se transformar pelo amor de Deus. Assumiram com valentia as mesmas lutas que nós podemos nos livrar se formos mais de Cristo e menos do mundo.
Não idealizemos seus olhares, deixemos eles serem crianças, frágeis, imaturas, adolescentes... Só assim poderemos deixar que seus testemunhos interfiram em nossas vidas e sejam um autêntico chamado a abandonar nossas desculpas e assumir a bonita aventura da santidade.
Clique aqui e confira uma galeria com 34 fotos de santos populares, muitas delas tiradas durante seus primeiros anos de vida.
Fonte: CatholicLink

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

domingo, 14 de setembro de 2014

LUGARES SAGRADOS 2

CAMINHO DA VIA CRUCIS DE JESUS


JERUSALÉM - ISRAEL


APENAS UM DISCO DE METAL INDICA O INÍCIO DA VIA CRUCIS


PRIMEIRA ESTAÇÃO
JESUS É CONDENADO À MORTE

Via Crucis 2013

Do Evangelho segundo São Marcos 15, 12-13.15
«Tomando novamente a palavra, Pilatos disse-lhes: “Então que quereis que faça daquele a quem chamais rei dos judeus?” Eles gritaram novamente: “Crucifica-o!” (…) Pilatos, desejando agradar à multidão, soltou-lhes Barrabás; e, depois de mandar flagelar Jesus, entregou-o para ser crucificado».

IGREJA DA FLAGELAÇÃO


SEGUNDA ESTAÇÃO
JESUS É CARREGADO COM A CRUZ

Via Crucis 2013

Do Evangelho segundo São Marcos 15, 20
«Depois de o terem escarnecido, tiraram-lhe o manto de púrpura e revestiram-no das suas vestes. Levaram-no, então, para o crucificar».

 ARCO DO ECCE HOMO



TERCEIRA ESTAÇÃO
JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ

Via Crucis 2013

Do Livro do profeta Isaías 53, 5
«Foi ferido por causa dos nossos crimes, esmagado por causa das nossas iniquidades. O castigo que nos salva caiu sobre ele, fomos curados pelas suas chagas».


IGREJA DO PATRIARCADO ARMÊNIO CATÓLICO


QUARTA ESTAÇÃO
JESUS ENCONTRA SUA MÃE

Via Crucis 2013

Do Evangelho segundo São Lucas 2, 34-35.51b
«Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: “Este menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma. Assim hão-de revelar-se os pensamentos de muitos corações”. (…) Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração».





QUINTA ESTAÇÃO
SIMEÃO DE CIRENE AJUDA JESUS A LEVAR A CRUZ

Via Crucis 2013

Do Evangelho segundo São Lucas 23, 26
«Quando o iam conduzindo, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e carregaram-no com a cruz, para a levar atrás de Jesus».




SEXTA ESTAÇÃO
VERÔNICA LIMPA O ROSTO DE JESUS

Via Crucis 2013

Do Livro dos Salmos Sal 27, 8-9
«O meu coração murmura por ti, os meus olhos te procuram; é a tua face que eu procuro, Senhor. Não desvies de mim o teu rosto, nem afastes, com ira, o teu servo. Tu és o meu amparo: não me rejeites nem abandones, ó Deus, meu Salvador!»




SÉTIMA ESTAÇÃO
JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ

Via Crucis 2013

Do Livro dos Salmos Sal 22, 8.12
«Todos os que me vêem escarnecem de mim; estendem os lábios e meneiam a cabeça. (…) Não te afastes de mim, porque estou atribulado e não há quem me ajude».




OITAVA ESTAÇÃO
JESUS ENCONTRA AS MULHERES DE JERUSALÉM QUE CHORAM POR ELE

Via Crucis 2013

Do Evangelho segundo São Lucas 23, 27-28
«Seguiam Jesus uma grande multidão de povo e umas mulheres que batiam no peito e se lamentavam por Ele. Jesus voltou-se para elas e disse-lhes: “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos”».




NONA ESTAÇÃO
JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ

Via Crucis 2013

Da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 5, 14-15
«O amor de Cristo nos absorve completamente, ao pensar que um só morreu por todos e, portanto, todos morreram. Ele morreu por todos, a fim de que, os que vivem, não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou».



IGREJA COPTA SANTA HELENA


DÉCIMA A DÉCIMA QUARTA ESTAÇÕES

DÉCIMA ESTAÇÃO
JESUS É DESPOJADO DE SUAS VESTES

Via Crucis 2013

Do Livro dos Salmos Sal 22, 19
«Repartem entre si as minhas vestes e sorteiam a minha túnica».

DÉCIMA PRIMEIRA ESTAÇÃO
JESUS É PREGADO NA CRUZ

Via Crucis 2013

Do Evangelho segundo São João 19, 16a.19
«Então, entregou-o para ser crucificado. (…) Pilatos redigiu um letreiro e mandou pô-lo sobre a cruz. Dizia: “Jesus Nazareno, Rei dos Judeus”».

DÉCIMA SEGUNDA ESTAÇÃO
JESUS MORRE NA CRUZ

Via Crucis 2013

Do Evangelho segundo São Lucas 23, 46
«Dando um forte grito, Jesus exclamou: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Dito isto, expirou».

DÉCIMA TERCEIRA ESTAÇÃO
JESUS É DESCIDO DA CRUZ E ENTREGUE A SUA MÃE

Via Crucis 2013

Do Evangelho segundo São João 19, 26-27a
«Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: “Mulher, eis o teu filho!” Depois, disse ao discípulo: “Eis a tua mãe!”».

DÉCIMA QUARTA ESTAÇÃO
JESUS É DEPOSITADO NO SEPULCRO

Via Crucis 2013

Do Evangelho segundo São João 19, 39-40
«Nicodemos, aquele que antes tinha ido ter com Jesus de noite, apareceu também trazendo uma mistura de perto de cem libras de mirra e aloés. Tomaram então o corpo de Jesus e envolveram-no em panos de linho com os perfumes, segundo o costume dos judeus».

 IGREJA DO SANTO SEPULCRO (onde aconteceram as Estações de X a XIV)


LOCAL ONDE FOI FINCADA A CRUZ DE JESUS (interior da Igreja)

LOCAL ONDE JESUS FOI SEPULTADO (interior da Igreja)



INTERIOR DO LOCAL ONDE JESUS FOI SEPULTADO


PEDRA ONDE FOI COLOCADO O CORPO DE JESUS (interior da Igreja)