sábado, 31 de janeiro de 2015

SÃO JOÃO BOSCO - UM HOMEM VOLTADO PARA O CÉU - AMIGO DOS JOVENS


Hoje, 31 de janeiro, a Igreja nos apresenta, São João Bosco. São João nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”.
Logo, Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal. Um homem carismático, Dom Bosco sofreu. Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo.
Dom Bosco, criador dos oratórios; catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente, dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.
Para a Canção Nova, para a Igreja e para todos nós, é um grande intercessor, porque viveu a intimidade com Nosso Senhor. Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Deixou uma grande família, um grande exemplo de como viver na graça, fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.
São João Bosco, rogai por nós!


Quer conhecer mais da história de São João Bosco? Acesse:


Fontes: Canção Nova / Inspetoria Salesiana São Pio X

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

15 CURIOSIDADES SOBRE A IGREJA CATÓLICA

Jeffrey-Bruno

Alguns fatos interessantes que talvez você não conheça



1. A Igreja incentiva os católicos a fazerem algum ato de penitência em todas as sextas-feiras do ano, não apenas nas sextas-feiras da Quaresma. As conferências episcopais de cada país fazem as suas sugestões, mas a mais comum é a abstenção de carne.

2. Em matéria de abstenção de carne, o peixe não conta: portanto, comer peixe é liberado para os católicos mesmo em dias de jejum e abstinência. Por outro lado, há pessoas que evitam nesses dias quaisquer alimentos derivados de animais, como leite e ovos, mas não há nenhuma restrição formal da Igreja a este respeito.

3. Os fiéis ficam isentos de jejuar ou de abster-se nas solenidades. Mesmo na Quaresma, se a solenidade de São José cair em uma sexta-feira, não há obrigatoriedade de guardar jejum. Já os dias de festa litúrgica não têm o mesmo peso dos dias de solenidade litúrgica; por isso, prepare os peixes para a festa da Cátedra de São Pedro! Ficou curioso para saber a diferença entre as festas e as solenidades? Quando conhecemos melhor os detalhes da nossa liturgia, dá mais vontade de prestar atenção a ela, não dá?
 
4. Cada pessoa só pode conseguir indulgências para ela mesma ou para a alma de alguma pessoa já falecida. Não podemos “transferir” indulgências para outras pessoas vivas.
 
5. Dos 35 Doutores da Igreja, 4 são mulheres. Isto pode até não impressionar você, mas repare que, por exemplo, dos 43 presidentes dos Estados Unidos, tidos como o país que mais propaga a democracia e a igualdade no mundo, zero foram mulheres! De todos os Doutores da Igreja, a mais “recente” é uma mulher: uma freira do século XIX, época em que a maioria das faculdades nem sequer admitia mulheres. Mesmo assim, há muitos “pregadores laicos” que não se cansam de acusar a Igreja católica de “odiar as mulheres”.

6. Todas as vestes litúrgicas dos sacerdotes católicos têm um significado específico. É por isso que, para citar um exemplo, a casula, que simboliza o amor, é usada por cima da estola, que simboliza a autoridade. Afinal, “por cima de tudo, o amor” (cf. Colossenses 3,14).

7. O tempo mínimo de participação na missa que a Igreja pede a todo católico equivale a mais ou menos 0,65% da nossa vida. Se formos à missa em todas as celebrações de preceito (e apenas nelas), o nosso “tempo total de missa” ficará em torno de 57 horas por ano. Bem que poderíamos dar a Deus um pouco mais do que isso, não poderíamos?
 
8. Em alguns países, as palmas ou ramos de oliveira usados no Domingo de Ramos são queimados para produzir as cinzas da Quarta-Feira de Cinzas. Em outros países, as pessoas guardam os ramos abençoados em casa, como sacramentais cujo caráter simbólico evoca esperança, vitória e vida. Em várias regiões do Brasil, faz parte da piedade popular queimar esses ramos durante ocasiões de perigo, particularmente tempestades, para recordar a esperança na proteção de Deus.

9. Nenhum cientista conseguiu apresentar uma explicação satisfatória para a origem da imagem estampada no tecido do Santo Sudário de Turim. A datação do sudário por carbono, que concluiu que a peça seria medieval e não do tempo de Cristo, é questionada inclusive por cientistas. Além disso, nem sequer a tecnologia do século XXI conseguiu reproduzir as peculiaridades únicas da imagem tal como ela foi estampada, inexplicadamente, no tecido.

10. Lutero só rejeitou os livros deuterocanônicos depois que um adversário dele mostrou que o purgatório é um conceito bíblico, usando justamente um livro deuterocanônico. Após este episódio, Lutero começou a excluir alguns livros da Bíblia, mas não conseguiu eliminar todos os que pretendia, como Hebreus, Tiago, Judas e o Apocalipse.

11. A teoria do Big Bang foi concebida por um padre católico. Todo mundo riu dele: "Ah, católicos bobos, sempre achando que o universo teve um começo!". Além de sacerdote, ele era físico. O papa Francisco não disse nenhuma novidade quando afirmou, recentemente, que a Igreja católica aceita a evolução. Faz muitas décadas que a Igreja reconhece o fato evolutivo e o considera compatível com um Deus criador. O que a Igreja não reconhece é que todo o universo tenha surgido por obra do mero acaso e sem nenhuma finalidade. A declaração do papa Francisco, no entanto, foi divulgada como “grande novidade” por certa parcela da mídia.
 
12. Religiosos católicos também participaram de descobertas e criações como o método científico, a genética e o sistema universitário. Mesmo assim, há que teime em acusar a Igreja de odiar a ciência, a educação intelectual e o progresso técnico e tecnológico.
 
13. Pelo menos três papas foram hereges: Libério, Silvério e Honório I. Mas nenhum deles caiu em heresia durante o período de seu papado.
 
14. A primeira leitura nas missas de domingo é sempre escolhida com base na sua relação com o evangelho do dia. Já a segunda leitura não precisa ter necessariamente uma ligação direta com a primeira ou com o evangelho.
 
15. Se você ler 8 parágrafos do catecismo da Igreja católica por dia, vai conseguir ler e refletir sobre o catecismo inteiro antes do fim do ano. Que tal considerar esta dica como um desafio e começar hoje mesmo?
Por: Meg Hunter-Kilmer

Fonte: Aleteia

MÃE DE BISPO RECÉM NOMEADO PELO PAPA FRANCISCO OUVIU DO MÉDICO ANTES DELE NASCER: "VOCÊ PRECISA ABORTAR, SEU FILHO VAI SER UM MONSTRO"


Ele sugeriu o aborto. Ela respondeu: É meu filho e nós vamos 

aceitar o que Deus nos enviar


No  dia 11 de outubro de 2014, o papa Francisco nomeou dom Andrew Cozzens como o novo bispo auxiliar de St. Paul, Minneapolis, nos Estados Unidos. É uma das tantas nomeações que o santo padre faz e que poderia ter passado despercebida se não fosse pelo fato de que a mãe do novo bispo, dona Judy, narrou a história da sua gravidez para o jornal The Catholic Spirit, revelando que Andrew teria sido abortado se ela tivesse ouvido os conselhos do próprio médico.

Ela não ouviu. E a história de Andrew não passou despercebida. Ele foi ordenado sacerdote em 1997, aos 28 anos, e agora é professor de Teologia Sacramental e responsável pela liturgia no seminário diocesano.

Quando estava grávida de cinco meses de Andrew, seu segundo filho, Judy começou a sentir dores que atribuiu inicialmente a um vírus pego no colégio onde dava aulas. Como as dores continuaram, ela pensou que podia ser um parto prematuro e correu para o hospital, acompanhada do marido, Jack. Conseguiram controlar a situação, mas, no dia seguinte, ao visitá-la, o médico afirmou: ”O seu feto é deformado. Você não pode continuar esta gestação”. Judy respondeu na hora: “O que você quer dizer? Ele é meu filho!”.

“Não, eu acho que você não está me entendendo”, insistiu o doutor. ”O que você está carregando no útero é um monstro e você não pode continuar esta gravidez”. A mãe replicou: “Ele é meu filho e nós vamos aceitar o que Deus nos enviar”. O médico se recusou a continuar a atendê-la. A família teve que encontrar outro médico para acompanhar a gestação.

Andrew nasceu perfeitamente normal, a não ser por um eczema que afetava todo o seu corpo. Ele teve alergias que o incomodaram durante dois anos e provocaram uma asma crônica, que o acompanha até hoje.

Foi essa asma, em parte, que o levou a descobrir a vocação de entrega a Deus, quando tinha apenas 4 anos de idade.

Durante uma internação hospitalar em que precisou de respiração artificial, o pequeno Andrew olhou para o médico que tomava conta dele e disse:  “Pode ir dormir na sua cama. Vai ficar tudo bem comigo. Eu vou crescer e vou me dedicar às coisas de Deus”.

O médico ficou perplexo e, conversando depois com Jack e Judy, contou-lhes que estava perdendo a fé em Deus por causa de um processo de divórcio muito doloroso, mas que as palavras do pequeno Andrew o tinham ajudado.

A vocação do menino foi se assentando graças também à amizade da família com um sacerdote de Denver, cidade onde viveram durante uma temporada para tratar do filho num centro especializado em asma.

Andrew leva hoje uma vida perfeitamente normal como adulto e como sacerdote. Com algumas peculiaridades, é claro: a exemplo do pai, ele também se tornou montanhista.

Fonte: zenit.org

SANTA JACINTA MARESCOTTI - VIDA DE ORAÇÃO, POBREZA E CASTIDADE


Santa Jacinta Marescotti, mestra das noviças, empenhou-se na vida de oração, de pobreza, de castidade e vivência da regra

Hoje, 30 de janeiro, a Igreja comemora Santa Jacinta Marescotti. Jacinta nasceu em Roma, em 1585, dentro de uma família muito nobre, religiosa, com posses, mas que possuía, principalmente, a devoção, o amor acima de tudo. Seus pais faziam de tudo para que os filhos conhecessem Jesus e recebessem uma ótima educação.

Jacinta Marescotti que, então, tinha como nome de batismo Clarisse, foi colocada num convento para a sua educação, numa escola franciscana, juntamente com as irmãs. Uma das irmãs dela já era religiosa franciscana.

Crescendo na educação religiosa, com valores. No entanto, a boa formação sempre respeita a liberdade. Já moça e distante daqueles valores por opção, ela quis casar-se. Saiu da vida religiosa, começou a percorrer caminhos numa vida de pecados, entregue à vaidade, à formosura e aos prazeres. Enfim, ia se esvaziando. Até que outra irmã sua veio a se casar. Sua reação não foi de alegria ou de festa, pelo contrário, com inveja e revolta ela resolveu entrar novamente na vida religiosa.

A consequência foi muito linda, porque ao entrar nesse segundo tempo, ela voltou como estava: vazia, empurrada por ela própria, pela revolta. Lá dentro, ela foi visitada por sofrimentos. Seu pai, que tanto ela amava e que lhe dava respaldo material, faleceu, foi assassinado. Ela pegou uma enfermidade que a levou à beira da morte. Naquele momento de dor, ela pôde rever a sua vida e perceber o quanto Deus a amava e o quanto ela não correspondia a esse amor.

Arrependeu-se, quis confessar-se e o sacerdote foi muito firme, inspirado naquele momento a dizer: “Eu só entro para o sacramento da reconciliação se sair, do quarto dela, tudo aquilo que está marcado pelo luxo e pela vaidade”. Até as suas vestes eram de seda, diferente das outras irmãs. Ela aceitou, pois já estava num processo de conversão. Arrependeu-se, confessou-se e, dentro do convento, começou a converter-se.

Jacinta Marescotti de tal forma empenhou-se na vida de oração, de pobreza, de castidade e vivência da regra que tornou-se, mais tarde, mestra de noviças e superiora do convento.

Deus faz maravilhas na vida de quem se deixa converter pelo Seu amor.

Santa Jacinta Marescotti, rogai por nós!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

COMO ME RELACIONAR COM O MEU ANJO DA GUARDA ?


Quem são os Anjos da Guarda?
A primeira pergunta que devemos fazer é: “quem são os Anjos da Guarda?”, e com essa pergunta podemos entender a melhor sua importância para o cristão.
A palavra Anjo já tem um significado especial, que quer dizer: “mensageiro, ou enviado divino”. Ou seja, devemos entender que os Anjos da Guarda são os enviados por Deus para nos proteger.
Inclusive podemos encontrar prova importante sobre os anjos da guarda no livro de Salmos:  "Pois ele encarregará seus anjos de guardar-te em todos os seus caminhos
Eles te carregarão em seus braços para que o teu pé não se contunda numa pedra, andarás por sobre o leão e a víbora, calcarás aos pés o tigre e o dragão." (Salmo 91: 11-12).
Ou seja, Deus em toda sua piedade e amor pela humanidade, envia seus anjos para que nos guardem e protejam das ciladas do inimigo.

A importância de orar ao Anjo da Guarda
Após entendermos a importância do Anjo da Guarda, o enviado de Deus para nos guardar e proteger, porém surge a pergunta:
Você tem conversado com seu Anjo da Guarda?
Isso mesmo, você não leu errado, a pergunta é essa mesma, afinal este enviado de Deus está próximo de nós para proteger-nos, porém como ter esta conversa?
É mais simples do que parece, para conversar com seu Anjo da Guarda você pode começar logo pela manhã com uma oração ao acordar, podendo ser uma prece, ou mesmo uma oração tradicional como a Oração do Pai Nosso, ou mesmo a tradicional Oração ao Anjo da Guarda.
Feita sua primeira oração do Dia você já iniciou sua conversa com seu Anjo da Guarda, porém você pode fazer isso ao longo do dia, já que ele está sempre com você e te acompanhando.

Posso pedir para o meu Anjo da Guarda
Quando crianças somos ensinados sempre a orar e pedir o auxílio de nossos Anjos da Guarda, porém com o tempo isso vai se perdendo, e acabamos por esquecer, porém sim você pode pedir pela sua intercessão.
Isso mesmo, como mensageiro enviado por Deus, que está próximo de nós o Anjo da Guarda é um amigo que está conosco nos vários momentos, servindo como um canal entre nós e o Pai, por isso jamais devemos esquecer de sua importância.
Muitas vezes em nossas vidas não sabemos a quem recorrer para grandes problemas, ou momentos em que precisamos de proteção em nossas vidas, e este momento podemos pedir a ajuda desse amigo.

Existe uma maneira correta de fazer a oração ao Anjo da Guarda?
Respondendo a esta pergunta, não existe uma maneira ou apenas uma oração para ser feita ao nosso Anjo da Guarda, desde que seja feita com o coração e fé esta oração será bem recebida.
Porém caso você queira vamos ensinar abaixo duas lindas orações para fazer ao seu Anjo da Guarda.

Oração ao Anjo da Guarda:
Anjo do Senhor - que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião - guardai-me neste dia (tarde ou noite) iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor.
Amém.

Oração do Santo Anjo
Esta é a oração que aprendemos desde crianças na catequese ou nos primeiros anos de vida com nossos pais e jamais devemos deixar de fazer-la em nossas vidas, podendo ser a primeira oração do nosso dia:
Santo Anjo do Senhor,

meu zeloso guardador,
pois que a ti me confiou a Piedade divina,
hoje e sempre
me governa, rege, guarda e ilumina.
Amém.

Esta é uma oração tradicional, uma das mais antigas que se tem conhecimento, possuindo inclusive uma versão em latim:

Angele Dei,

qui custos es mei,
me, tibi commissum pietate superna,
illumina, custodi,
rege et guberna.
Amen.


Podemos concluir que as orações ao Anjo da Guarda são de grande importância, pois nele temos um fiel amigo que está o tempo todo conosco, porém para que ele possa nos auxiliar em nossos passos assim como um amigo humano devemos lhe dar espaço para tal, e este se dá através das orações

Já sabemos qual a missão dos santos anjos da guarda: conduzir-nos ao Céu e à salvação eterna. Mas, como nos relacionarmos concretamente com eles, no dia a dia?
Antes de tudo, os nossos anjos são nossos amigos. Não existem segredos entre nós. Eles sabem tudo o que fazemos e – ao contrário dos demônios, que não veem Deus face a face – sabem também o que pensamos, quando Deus lhes comunica.
O mínimo a fazer em relação a eles é saudá-los e invocá-los constantemente durante o dia, lembrando também dos anjos das outras pessoas. Ao cumprimentar alguma pessoa, é interessante criar o hábito de saudar também o seu santo anjo. Isso, além de ajudar no relacionamento com ela, faz-nos honrar uma pessoa santa, que está ao lado dela e, ao mesmo tempo, ao lado de Deus.

Nas Sagradas Escrituras, o anjo Rafael oferece-se para acompanhar o jovem Tobias em viagem: "Perguntou-lhe Tobias: 'Conheces a estrada que vai para a Média?' Ele respondeu: 'Sem dúvida. Pois estive lá algumas vezes e tenho experiência e conheço todos os caminhos" [1]. Os anjos conhecem as coisas muito melhor do que nós. Por isso, também podemos pedir conselhos a eles, sempre que passarmos por qualquer dificuldade ou perigo. Seu auxílio é importante especialmente diante das tentações, afinal, eles foram colocados ao nosso lado para livrar-nos do inferno e levar-nos ao Céu.


Dos santos, também aprendemos lições valiosas para agir com os nossos anjos da guarda.

O Papa São João XXIII, por exemplo, quando tinha que resolver algum problema difícil durante o seu trabalho na nunciatura de Paris, apostava na "diplomacia dos anjos": mandava o seu santo anjo conversar com os anjos de seus interlocutores, para que eles ajudassem a solucionar qualquer questão.

O Padre Pio de Pietrelcina insistia bastante com seus dirigidos espirituais, para que enviassem a ele os seus anjos da guarda, diante de qualquer necessidade. Era frequente o santo não dormir à noite, atendendo aos pedidos que seus filhos espirituais lhe apresentavam por meio de seus anjos.

Santa Teresinha do Menino Jesus, em sua poesia "A meu Anjo da Guarda", escrevia:
"O toi! qui traverses l'espace
Plus promptement que les éclairs
Je t'en supplie, vole à ma place
Auprès de ceux qui me sont chers
De ton aile sèche leurs larmes
Chante combien Jésus est bon
Chante que souffrir a des charmes
Et tout bas, murmure mon nom...

Ó tu que cruzas o espaço
Mais veloz do que os relâmpagos,
Peço-te, em meu lugar,
Voa até aqueles que amo!
Com as asas seca seu pranto,
Canta que Jesus é bom
E que a dor tem seus encantos
E sussurra-lhes meu nome..." [2]

Vale lembrar também que não apenas pessoas possuem anjos da guarda, como também instituições: paróquias, dioceses, cidades e países. Quando São João Maria Vianney entrou em Ars, impregnado da consciência do sobrenatural, não deixou de saudar o anjo daquela paróquia, juntamente com os anjos de todos os seus paroquianos. 

São Francisco de Sales, em carta a um bispo, recomendou que ele invocasse o anjo de sua diocese. E em Portugal, há uma festa para o anjo do país, o mesmo que apareceu para os pastorinhos de Fátima.
Importa, por fim, principalmente, imitar os anjos da guarda, buscando ser como anjos para as outras pessoas e fazendo de tudo para que elas cheguem ao Céu, onde, um dia, contemplaremos, todos juntos, a face de Deus.
Referências
  1. Tb 5, 5-6
  2. Santa Teresinha do Menino Jesus, A meu Anjo da Guarda

Assista agora ao vídeo com as explicações completas do Pe. Paulo Ricardo, autor da matéria.




Fontes: Pe. Paulo Ricardo e Veritatis Catholicus/Front Católico


CIENTISTA ATEU GARANTE QUE VIU ANJO NO ESPAÇO E DIZ: "ELES ESTAVAM INDO PARA A TERRA"


O cientista Mark Kelly da estação espacial garante que viu anjos no espaço enquanto trabalhava ao lado de fora na manutenção de um satélite da NASA emprestado a um grupo Japonês.
“ Nunca acreditei em Deus e anjos, até que olhei e ví oito passando a 50mt de mim no espaço. Eles olharam pra mim e senti paz. Hoje eu tenho certeza, fomos criados por alguém e pra alguma coisa. Isso aqui não é obra do acaso. Na hora pensei que estava tendo alucinações, eles estavam indo para a terra”
Segundo ele divulgou no twitter que na época em que esteve lá em 05 de Junho de  2008 na missão STS-124 viu oito seres brancos que viajavam pelo espaço em direção a terra enquanto instalava câmeras de vídeo nas laterais do laboratório japonês Kibo.

A Nasa cortou o twitter do  cientista e o proibiu de divulgar informação dessa natureza nas redes sociais. Mas essa semana ele voltou comentar com alguns amigos que realmente viu anjos no espaço. O jornal The Guardian publicou uma matéria sobre essa história que não está ganhando amplitude, pois a NASA não apresentou a câmera que estava com Mark no dia do acontecimento.

Mark Kelly era um cientista ateu que não acreditava em nada sobrenatural, mas depois dessa experiência ele não é mais o mesmo. Vive pensativo o tempo todo depois que retornou a terra, atualmente frequenta a Igreja.

“Se Deus não existe não sei ainda, mas que eu ví anjos, eu ví. E se tem anjos deve ter Deus, sim” disse Mark Kelly.

A imprensa americana tem evitado divulgar essas informações, pois contraria os princípios da NASA sobre esse assunto. A câmera no capacete de uso do cientista foi retido pela NASA. Tudo indica que ela tenha registrado algo sobrenatural, mas isso mudaria a história da humanidade se viesse a tona. Segundo, Albert Lan um ex-funcionário da NASA existe um fluxo de luzes brancas em forma de pessoas no vídeo da câmera que estava no capacete de Mark, mas que superiores insistiram em dizer que era reflexo no espaço.

Fonte: Jornal Britânico The Guardian

Em 1984 outros astronautas garantem terem vistos seres angelicais no espaço mas a NASA desmentiu essa informação na época.

Centro Espacial da NASA desmentiu o cientista e astronauta Mark Kelly sobre anjos no espaço.  Charles Bolden chefe da NASA, ateu assumido negou a existência de anjos. O centro tecnológico da NASA aproveitou e voltou a desmentir a tribulação de 1884 que diz ter vistos anjos no espaço, mas a NASA calou a imprensa naquele ano pois não cedeu as imagens..

Em julho de 1984, os cosmonautas russos a bordo da estação espacial Soviética Salyut 7 no 155° dia de sua missão. Este foi também o dia em que o grupo relatou estranhas luzes e seres. De acordo com o comandante Oleg Atkov e Vladmir cosmonautas Solovyov e Leonid Kizim, a estação espacial foi completamente banhado em uma luz laranja hipnotizante. Ele apareceu do lado de fora, entrou pelas janelas da estação espacial e escorreu através de uma parede absolutamente opaca.

Em 2012 o jornal americano beforeitsnews publicou uma reportagem que foi bloqueada pela NASA e não teve repercussão mundial.

Fonte: Biblia Católica News

SÃO PEDRO NOLASCO - DEVOTO DA SANTÍSSIMA VIRGEM


Hoje, 29 de janeiro, a Igreja nos apresenta, São Pedro Nolasco
No século XII, uma família francesa teve a graça de ter como filho o pequeno Pedro Nolasco que, desde jovem, já dava sinais de sensibilidade com o sofrimento alheio. Foi crescendo, formando-se, entrou em seus estudos humanísticos e, ao término deles, numa vida de oração, penitência e caridade ativa, São Pedro Nolasco sempre buscou viver aquilo que está na Palavra de Deus.
Desde pequeno, um homem centrado no essencial, na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo; um homem devoto da Santíssima Virgem.
No período de São Pedro Nolasco, muitos cristãos eram presos, feitos escravos por povos não-cristãos. Eles não só viviam uma outra religião – ou religião nenhuma –, como atrapalhavam os cristãos.
São Pedro Nolasco, tendo terminado os estudos humanísticos e ficando órfão, herdou uma grande herança. Ao ir para a Espanha, deparou-se com aquele sofrimento moral e também físico de muitos cristãos que foram presos e feitos escravos. Então, deu toda a sua herança para o resgate de 300 deles. Mais do que um ato de caridade, ali já estava nascendo uma nova ordem; um carisma estava surgindo para corresponder àquela necessidade da Igreja e dos cristãos. Mais tarde, fez o voto de castidade, de pobreza e obediência; foi quando nasceu a ordem dedicada à Santíssima Virgem das Mercês para resgatar os escravos, ir ao encontro daqueles filhos de Deus que estavam sofrendo incompreensões e perseguições.
Em 1256, ele partiu para a glória sabendo que ele, seus filhos espirituais e sua ordem – que foi abençoada pela Igreja e reconhecida pelo rei – já tinham resgatado muitos cristãos da escravidão.
Peçamos a intercessão deste santo para que estejamos atentos à vontade de Deus e ao que Ele quer fazer através de nós.
São Pedro Nolasco, rogai por nós!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

SÃO TOMÁS DE AQUINO - HOMEM DE FORTE ESPIRITUALIDADE EUCARÍSTICA


A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística

Neste dia, 28 de janeiro, lembramos uma das maiores figuras da teologia católica: Santo Tomás de Aquino. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, Tomás, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração perguntou: “Quem é Deus?”.

A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino.

Diante da oposição familiar, principalmente da mãe condessa, Tomás chegou a viajar às escondidas para Roma com dezenove anos, para um mosteiro dominicano. No entanto, ao ser enviado a Paris, foi preso pelos irmãos servidores do Império. Levado ao lar paterno, ficou, ordenado pela mãe, um tempo detido. Tudo isto com a finalidade de fazê-lo desistir da vocação, mas nada adiantou.

Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno. A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar pela Filosofia e Teologia os Mistérios do Amor de Deus.

Pregador oficial, professor e consultor da Ordem, Santo Tomás escreveu, dentre tantas obras, a Suma Teológica e a Suma contra os gentios. Chamado “Doutor Angélico”, Tomás faleceu em 1274, deixando para a Igreja o testemunho e, praticamente, a síntese do pensamento católico.

Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

UMA AVE-MARIA ESPECIAL



The Priests é um trio formado por sacerdotes irlandeses que cantam juntos desde a época do seminário. Eles souberam tornar sua vocação mais fecunda ainda fazendo frutificar este talento que Deus lhes deu!

Fonte: Aleteia

208 FAMOSOS CIENTISTAS MODERNOS QUE ACREDITARAM EM DEUS



Pesquisa histórica revela que um cientista pode ser tão brilhante em um laboratório como devoto em uma igreja


A polêmica entre  e ciência e razão, e a pergunta “Um cientista pode acreditar em Deus?”, na verdade, são fictícias. A  e a razão caminham juntas, uma precisa da outra e elas se complementam: isso é o que o engenheiro mexicano Jesús Hernández quis provar com seu paciente estudo.

Para chegar a Deus, não é preciso ser cientista; tal descoberta está ao alcance de todos, mas, sem dúvida, a opinião das grandes mentes tem peso e influência.
A pesquisa de Hernández foi feita com cientistas a partir do século IX, por estar próximo da época moderna, ainda que nos séculos anteriores houve muitos e renomados cientistas crentes.
O estudo está centrado nas ciências exatas (física, química, astronomia, matemática) e não inclui os grandes humanistas (história, filosofia, letras, psicologia), por questões de delimitação – ainda que sejam igualmente cientistas.
O autor não incluiu na lista os cientistas considerados crentes, mas dos quais não se encontrou constância da sua  – portanto, a lista real é mais extensa.
Por outro lado, ele se concentrou nas três grandes religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo.
Esta lista não pretende provar que não existem cientistas ateus, muito pelo contrário: quer provar que existem cientistas crentes.
Certamente, há cientistas ateus, ainda que poucos – e chegam ao nível de prestígio científico alcançado pelos seus colegas crentes. Os grandes gênios cientistas foram crentes: Newton, Galileu, Kepler, Pasteur, Boyle, Lavoisier, Leibnitz etc.
O resultado da lista é o seguinte:
Católicos (leigos e clérigos): 91
Cristãos não católicos: 90
Outros cristãos: 6
Muçulmanos: 13
Judeus: 8
O autor elaborou uma pequena ficha biográfica de cada um desses 208 cientistas.
O próprio Hernández nos narra como surgiu a ideia de elaborar esta “lista de cientistas crentes”, e dedica este trabalho “ao seu avô Eugenio Roldán Parrodi, físico, químico e católico convicto. “Sempre que me apresentam o conflito ciência-, eu me lembro dele, que era uma prova viva de que tal conflito não existe.”
“Eu cresci em uma família católica, e meus pais, pessoas religiosas, sempre buscaram o desenvolvimento intelectual próprio de pessoas cultas. Na minha casa, tínhamos estantes de livros religiosos e, junto deles, estantes de livros científicos. Eu lia, desde criança, as vidas dos santos, assim como obras sobre as eras geológicas e o sistema solar. Também li versões da Bíblia adaptadas a crianças, bem como livros de Isaac Asimov.
Por isso, foi uma surpresa para mim encontrar, ao chegar à puberdade, pessoas que afirmavam que a ciência e a  não podiam caminhar juntas, que uma pessoa que estudasse profundamente as ciências naturais não podia, ao mesmo tempo, acreditar em Deus, pois a ciência ‘provava’ que Deus não existe.
Anos depois, sendo universitário, uma conhecida minha, ateia, perguntou-me como eu, estudante de engenharia mecânica, pessoa racional, de pensamento técnico e científico, podia ‘conciliar isso’ com a  católica, da qual me confessava diante dela como fiel seguidor.
‘Como você pode estudar temas de mecânica, química, matemática, e ao mesmo tempo acreditar na aparição de Nossa Senhora de Guadalupe?’, dizia-me ela. E minha resposta foi muito simples: ‘As ciências precisamente me aproximaram de Deus. Quanto a Nossa Senhora de Guadalupe, estudando-a à luz das ciências de história, teologia e física, encontrei provas da sua aparição e mensagem’.”
Hernández se pergunta: ser cientista é um obstáculo para acreditar em Deus? “Não. Um cientista pode ser tão brilhante em um laboratório como devoto em uma igreja cristã, e é por isso que eu quis fazer este pequeno trabalho de pesquisa, que é precisamente uma lista de cientistas crentes.”


Além disso, para matar nossa curiosidade, ele nos dá a lista de cientistas crentes por países:
42 ingleses, 35 espanhóis, 28 norte-americanos, 21 alemães, 16 italianos, 14 franceses, 8 escoceses, 4 austríacos, 3 persas, 3 mexicanos, 3 poloneses, 3 dinamarqueses, 3 suíços, 3 irlandeses, 2 portugueses, 2 argentinos, 2 paquistaneses, 2 húngaros, 1 japonês, 1 hindu, 1 sueco, 2 croatas, 1 sérvio, 1 venezuelano, 1 belga, 1 ucraniano, 1 turco, 1 boliviano, 1 canadense, 1 holandês e 1 sul-africano.
Todos eles receberam reconhecimentos (Prêmio Nobel, Templeton, Copley etc.) das mais prestigiadas academias científicas.
Hernández nos oferece esta informação sobre um tema tão debatido e que nos faz ver que devemos a Deus tanto a  quanto a ciência.
A lista completa pode ser vista clicando aqui.

Por: Javier Ordovás
Fonte: Aleteia