quarta-feira, 29 de abril de 2015

SANTA CATARINA DE SENA - FIEL SERVIDORA DE CRISTO E DE SUA IGREJA


Hoje, 29 de abril, a Igreja nos apresenta a vida de uma das mulheres que marcaram profundamente a história da Igreja: Santa Catarina de Sena. Reconhecida como Doutora da Igreja, era de uma enorme e pobre família de Sena, na Itália, onde nasceu em 1347.
Voltada à oração, ao silêncio e à penitência, não se consagrou em uma congregação, mas continuou, no seu cotidiano dos serviços domésticos, a servir a Cristo e Sua Igreja, já que tudo o que fazia, oferecia pela salvação das almas. Através de cartas às autoridades, embora analfabeta e de frágil constituição física, conseguia mover homens para a reconciliação e paz como um gigante.
Dotada de dons místicos, recebeu espiritual e realmente as chagas do Cristo; além de manter uma profunda comunhão com Deus Pai, por meio da qual teve origem sua obra: “O Diálogo”. 
Comungando também com a situação dos seus, ajudou-o em muito, socorrendo o povo italiano, que sofria com uma peste mortífera e com igual amor socorreu a Igreja que, com dois Papas, sofria cisão, até que Catarina, santamente, movimentou os céus e a terra, conseguindo banir toda confusão. 
Morreu no ano de 1380, repetindo: “Se morrer, sabeis que morro de paixão pela Igreja”.
Santa Catarina de Sena, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova

terça-feira, 28 de abril de 2015

SANTUÁRIO DE APARECIDA TEM O DOBRO DE VISITANTES DA TORRE EIFFEL


O site Exame.com divulgou matéria recente, informando que, segundo a consultoria Euromonitor, 12 milhões de pessoas passaram em 2014 pelo Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, segundo estimativas da Igreja Católica. 
É praticamente o dobro da quantidade de pessoas que foram em 2013 na Torre Eiffel, símbolo máximo de Paris, capital da França - o país mais visitado do mundo.  
Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero no Ceará, recebeu 2,5 milhões de peregrinos para celebrações só no ano de 2011 - mais do que o total de viagens domésticas feitas por paraguaios no mesmo ano.
O Ministério do Turismo estima que 7,7 milhões de viagens domésticas no Brasil foram motivadas pela fé em 2014, o mesmo número de viagens domésticas feitas em todo o Uruguai em 2012.
Em 2013, a Jornada da Juventude com a presença do Papa Francisco atraiu 671 mil turistas, 212 mil dos quais estrangeiros, dentro do total de 3,7 milhões de pessoas, principalmente jovens, que estiveram nos eventos principais em Copacabana.
São testamentos à importância crescente do turismo religioso no Brasil, um dos destaques do relatório da Euromonitor sobre a indústria de viagens na América Latina lançado hoje.
O Brasil é, afinal, o maior país católico do mundo, com 12% da população mundial, ou 138 milhões de pessoas, o equivalente a uma Rússia. 
Fonte: Exame / ARQRIO

SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT - UMA VIDA DE GRANDE DEVOÇÃO À VIRGEM MARIA


São Luís evangelizou e combateu na França os jansenistas, os quais estavam afastando os fiéis dos sacramentos e da misericórdia do Senhor



Neste dia, 28 de abril, a Igreja contempla o fiel testemunho de Luís que, ao ser crismado, acrescentou ao seu prenome o nome de Maria, devido sua devoção à Virgem Maria, que permeou toda sua vida.

São Luís Maria Grignion de Montfort, nasceu na França, no ano de 1673, de uma família muito numerosa. Ele sentiu bem cedo o desejo de seguir o sacerdócio e assim percorreu o caminho dos estudos.

Como padre, São Luís começou a comunicar o Santo Evangelho e a levar o povo, através de suas missões populares, a viver Jesus pela intercessão e conhecimento de Maria. Foi grande pregador, homem de oração, amante da Santa Cruz, dos doentes e pobres; como bom escravo da Virgem Santíssima não foi egoísta e fez de tudo para ensinar a todos o caminho mais rápido, fácil e fascinante de unir-se perfeitamente a Jesus, que consistia na consagração total e liberal à Santa Maria.

São Luís já era um homem que praticava sacrifícios pela salvação das almas, e sua maior penitência foi aceitar as diversas perseguições que o próprio Maligno derramou sobre ele; tanto assim que foi a Roma para pedir ao Papa permissão para sair da França, mas este não lhe concedeu tal pedido. Na força do Espírito e auxiliado pela Mãe de Deus, que nunca o abandonara, São Luís evangelizou e combateu na França os jansenistas, os quais estavam afastando os fiéis dos sacramentos e da misericórdia do Senhor.

São Luís, que morreu em 1716, foi quem escreveu o “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem”, que influencia ainda hoje, muitos filhos de Maria. Influenciou inclusive o saudoso Papa João Paulo II, que por viver o que São Luís nos partilhou, adotou como lema o Totus Tuus, Mariae, isto é, “Sou todo teu, ó Maria”.

São Luís Maria Grignion de Montfort, rogai por nós!

segunda-feira, 27 de abril de 2015

CONHEÇA O MAIOR TURÍBULO DO MUNDO, QUE SE MOVE A 70 KM/H


O Botafumeiro existe há 500 anos e é usado 

apenas 12 vezes por ano

Incensário é um recipiente ou vaso de metal, no qual é queimado o incenso em honra de Deus ou dos santos.

Antes do cristianismo, o incensário era usado, além de outras funções religiosas pagãs, para acender os círios que abriam o cortejo do imperador romano. Os papas adotaram esse costume e levaram o incensário para o redor do altar. O uso do recipiente nas igrejas cristãs remonta ao século IV, mas é no século IX que surgem as incensações do altar e do clero.


O incensário utilizado hoje na liturgia católica se chama turíbulo e suas dimensões normais ficam em torno de 20cm de altura. Seu peso é leve o suficiente para que até crianças possam usá-lo quando atuam como coroinhas em cerimônias litúrgicas, como é o caso da Bênção Eucarística, durante a qual é incensado o Santíssimo Sacramento.



No entanto, existe um turíbulo muito peculiar na catedral de Santiago de Compostela, na Espanha: ele tem 1m50 de altura e pesa nada menos que 53 quilos. É elevado a 20 metros de altura e, quando manejado mediante cordas para espargir o incenso pela catedral, pode chegar à impressionante velocidade de 70km/h!



Esse enorme turíbulo é conhecido pelo apelido de "Botafumeiro", que, na língua galega, significa algo como "espargidor de fumaça". O original foi construído em 1554 e roubado pelas tropas francesas em 1809. O atual foi fabricado 1851.


O Botafumeiro já foi usado em todas as missas de domingo, mas hoje é reservado a somente doze datas solenes por ano.


Veja no vídeo acima o maior turíbulo do mundo "em plena ação" na catedral de Santiago de Compostela.



Fonte: Aleteia

SANTA ZITA - PADROEIRA DAS EMPREGADAS DO LAR



Como simples empregada, sem estudos e cultura, Zita consagrou-se inteiramente ao Senhor, sem deixar
sua vida simples

Hoje, 27 de abril, com muito carinho e devoção lembramos – neste dia – da santidade de vida de Santa Zita, padroeira das empregadas do lar. Nascida em Lucca (Itália), no ano de 1218, em uma família pobre e camponesa, mas que soube comunicar a ela a riqueza da vida em Deus.

Como simples empregada, sem estudos e cultura, Zita consagrou-se inteiramente ao Senhor, sem deixar sua vida simples. O segredo da espiritualidade desta santa era muito concreto, pois consistia em se questionar se esta ou aquela atitude agradava ou não ao Senhor. Desta forma, abriu-se para a santificação de Deus.

Santa Zita, com vinte anos, foi trabalhar numa família nobre e lá, não deixou de participar em todas as manhãs da Santa Missa na comunidade. Ela ajudava aos pobres e visitava os doentes nos tempos de folga, desta forma conquistou a admiração dos patrões. Conquistou também muitos corações para o Senhor e, merecidamente, o Céu.

Santa Zita, rogai por nós!

sábado, 25 de abril de 2015

SÃO MARCOS - EVANGELISTA E GRANDE MISSIONÁRIO


Hoje, 25 de abril, a Igreja celebra com muita alegria a vida de santidade de um dos quatro Evangelistas: São Marcos. Era judeu de origem e de uma família tão cristã que sempre acolheu aos primeiros cristãos em sua casa: “Ele se orientou e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, chamado Marcos; estava lá uma numerosíssima assembleia a orar” (Atos 12,12).
A tradição nos leva a crer que na casa de São Marcos teria acontecido a Santa Ceia celebrada por Jesus, assim como dia de Pentecostes, onde “inaugurou” a Igreja Católica. Encontramos na Bíblia que o santo de hoje acompanhou inicialmente São Barnabé e São Paulo em viagens apostólicas, e depois São Pedro em Roma.
São Marcos na Igreja primitiva fez um lindo trabalho missionário, que não teve fim diante da prisão e morte dos amigos São Pedro e São Paulo. Por isso, evangelizou no poder do Espírito Alexandria, Egito e Chipre, lugar onde fundou comunidades. Ficou conhecido principalmente por ter sido agraciado com o carisma da inspiração e vivência comunitária, que deram origem ao Evangelho querigmático de Jesus Cristo segundo Marcos.
São Marcos, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova

sexta-feira, 24 de abril de 2015

SÃO FIDÉLIS - FIEL A VONTADE DE DEUS


Hoje, 24 de abril, a Igreja nos apresenta, São Fidélis. Nasceu em Sigmaringa (Alemanha) no século XVI. Seu nome de batismo era Marcos Rei. Era dotado de grande habilidade com os estudos. Marcos era um cristão católico, tornando-se mais tarde um conhecido filósofo e advogado. Porém, havia um chamado que o inquietava: a consagração total a Deus, a vida no ministério sacerdotal.
Renunciando a tudo, entrou para a família franciscana, para os Capuchinhos. Enquanto noviço, viveu um grande questionamento: se fora do convento ele não faria mais para Deus, do que dentro da vida religiosa. Buscou então seu mestre de noviciado que, no discernimento, percebeu que era uma tentação.
Passado isso, ele se empenhou na busca pela santidade. Seu nome agora se tornou “Fidélis” ou “Fiel’. E buscou ser fiel à vontade de Deus. Estudou Teologia, foi ordenado e enviado à Suíça para uma missão especial com outros irmãos: propagar a Sã Doutrina Católica.
São Fidélis dedicou-se totalmente em iluminar as consciências e rechaçar as doutrinas que combatiam a Igreja de Cristo.
Depois de uma Santa Missa, com cerca de 45 anos, teve o discernimento de que estava próxima sua partida. Fez uma oração de entrega a Deus e, logo em seguida, foi preso e levado por homens que queriam que ele renunciasse à fé.
Fidélis deixou claro que não o faria, e que não temia a morte. Ajoelhou-se e rezou: “Meu Jesus, tende piedade de mim. Santa Maria, Mãe de Deus, assisti-me”. Recebeu várias punhaladas e morreu ali, derramando seu sangue pela Verdade, por amor a Cristo e Sua Igreja.
São Fidélis, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova

quinta-feira, 23 de abril de 2015

A BELEZA DA IGREJA CATÓLICA




Religiosos Flash Mob 2015

No ano da vida consagrada, homens e mulheres religiosa(o)s de diferentes congregações (incluindo dominicanos) que estão trabalhando na Eslovênia prepararam este Flash Mob na Praça Prešeren em Liubliana. Irmãos e Irmãs religiosas se misturaram entre as pessoas que estavam na praça, mas todos ligados pela mesma razão: na devoção a Deus pela Vida Consagrada.

Fonte: Antônio Sacerdote

SÃO JORGE - VIVEU O BOM COMBATE DA FÉ


Hoje, 23 de abril, a Igreja nos apresenta, São Jorge. Conhecido como ‘o grande mártir’, foi martirizado no ano 303. A seu respeito contou-se muitas histórias. Fundamentos históricos temos poucos, mas o suficiente para podermos perceber que ele existiu, e que vale à pena pedir sua intercessão e imitá-lo.
Pertenceu a um grupo de militares do imperador romano Diocleciano, que perseguia os cristãos. Jorge então renunciou a tudo para viver apenas sob o comando de nosso Senhor, e viver o Santo Evangelho.
São Jorge não queria estar a serviço de um império perseguidor e opressor dos cristãos, que era contra o amor e a verdade. Foi perseguido, preso e ameaçado. Tudo isso com o objetivo de fazê-lo renunciar ao seu amor por Jesus Cristo. São Jorge, por fim, renunciou à própria vida e acabou sendo martirizado.
Uma história nos ajuda a compreender a sua imagem, onde normalmente o vemos sobre um cavalo branco, com uma lança, vencendo um dragão:
“Num lugar existia um dragão que oprimia um povo. Ora eram dados animais a esse dragão, e ora jovens. E a filha do rei foi sorteada. Nessa hora apareceu Jorge, cristão, que se compadeceu e foi enfrentar aquele dragão. Fez o sinal da cruz e ao combater o dragão, venceu-o com uma lança. Recebeu muitos bens como recompensa, o qual distribuiu aos pobres.”
Verdade ou não, o mais importante é o que esta história comunica: Jorge foi um homem que, em nome de Jesus Cristo, pelo poder da Cruz, viveu o bom combate da fé. Se compadeceu do povo porque foi um verdadeiro cristão. Isto é o essencial.
Ele viveu sob o senhorio de Cristo e testemunhou o amor a Deus e ao próximo. Que Ele interceda para que sejamos verdadeiros guerreiros do amor.
São Jorge, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova

terça-feira, 21 de abril de 2015

SANTO ANSELMO - BISPO E DOUTOR DA IGREJA


No processo de conversão, abriu-se ao chamado à vida religiosa e entrou para a família beneditina

Hoje, 21 de abril, a Igreja nos apresenta Santo Anselmo. Bispo e Doutor da Igreja. É dele a frase: “Não quero compreender para crer, mas crer para compreender, pois bem sei que sem a fé eu não compreenderia nada de nada.” O santo de hoje é chamado de teólogo-filósofo.

Nasceu em Piamonte no ano de 1033. Seu pai era Conde e devido ao mau relacionamento com ele, saiu de casa, apenas com um burrinho e um servo.

Foi em busca da ciência, mas também se entregando aos prazeres. Era cristão, mas não de vivência. Devido aos estudos, ‘bateu’ no Mosteiro de Bec e conheceu Lanfranc, um religioso e mestre beneditino. Através dessa amizade edificante, descobriu um tesouro maior: Jesus Cristo.

Nesse processo de conversão, abriu-se ao chamado à vida religiosa e entrou para a família beneditina. Seu mestre amigo foi escolhido para ser bispo em Cantuária e Anselmo ocupou o lugar do Mestre, chegando a ser também Superior. Um homem sábio, humilde, um formador para as autoridades, um pai. Um verdadeiro Abade.

Por obediência à Mãe Igreja, foi substituir seu amigo, que havia falecido, no Arcebispado de Cantuária. Viveu grandes desafios lá, retornando a Piamonte, onde faleceu, com esta fama de santidade e testemunho de fidelidade e amor à Cristo e à verdade.

Santo Anselmo, rogai por nós!

SANTO ANSELMO - BISPO E DOUTOR DA IGREJA


Hoje, 21 de abril, a Igreja nos apresenta, Santo Anselmo. Bispo e Doutor da Igreja. É dele a frase: “Não quero compreender para crer, mas crer para compreender, pois bem sei que sem a fé eu não compreenderia nada de nada.” O santo de hoje é chamado de teólogo-filósofo.
Nasceu em Piamonte no ano de 1033. Seu pai era Conde e devido ao mau relacionamento com ele, saiu de casa, apenas com um burrinho e um servo.
Foi em busca da ciência, mas também se entregando aos prazeres. Era cristão, mas não de vivência. Devido aos estudos, ‘bateu’ no Mosteiro de Bec e conheceu Lanfranc, um religioso e mestre beneditino. Através dessa amizade edificante, descobriu um tesouro maior: Jesus Cristo.
Nesse processo de conversão, abriu-se ao chamado à vida religiosa e entrou para a família beneditina. Seu mestre amigo foi escolhido para ser bispo em Cantuária e Anselmo ocupou o lugar do Mestre, chegando a ser também Superior. Um homem sábio, humilde, um formador para as autoridades, um pai. Um verdadeiro Abade.
Por obediência à Mãe Igreja, foi substituir seu amigo, que havia falecido, no Arcebispado de Cantuária. Viveu grandes desafios lá, retornando a Piamonte, onde faleceu, com esta fama de santidade e testemunho de fidelidade e amor à Cristo e à verdade.
Santo Anselmo, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova

segunda-feira, 20 de abril de 2015

LITUÂNIA - A COLINA DAS CRUZES QUE DESAFIOU E DERROTOU A TIRANIA DO ATEÍSMO



Lituânia é um dos muitos países que permaneceram durante cinco décadas debaixo dos punhos de ferro da União Soviética. E um local concreto da norte da Lituânia sofreu com especial intensidade a força dos punhos de ferro da ideologia soviética, marcada pelo absolutismo antirreligioso.  

Trata-se de uma simples colina, situada nos arredores da cidade de Siauliai. No século XIX, ainda sob o Império Russo, a população lituana se revoltou contra o czar porque ele impedia que as famílias da região prestassem tributo aos seus entes queridos já falecidos. O povo então plantou cruzes na colina em memória dos seus mortos.



Na década de 1960, a KGB decretou o fim dessa prática. Em abril de 1961, o número de cruzes na colina já era muito grande: além da memória dos familiares falecidos, os lituanos honravam, através delas, seus concidadãos deportados para a Sibéria por ordem de Stálin. Os soviéticos queimaram as cruzes de madeira e destruíram as de metal e as de pedra. Não sobrou nenhuma cruz intacta.

No dia seguinte, porém, a colina estava novamente cheia de cruzes: à noite, os cristãos as repunham. A União Soviética destruiu o lugar várias vezes, mas os católicos da Lituânia não renunciavam a demonstrar a sua fé nem sequer com a presença do exército vermelho.



O governo bloqueou os acessos à colina e chegou até a lançar falsos alertas de epidemias na região. Os lituanos não se entregaram: toda vez que as cruzes eram destruídas ou retiradas, eles voltavam a erguê-las.

Em 1979, um sacerdote corajoso convocou uma procissão da sua paróquia até a colina. A KGB não pôde fazer nada para impedir, porque percebeu que seria pior. Quando a União Soviética finalmente ruiu, a Colina das Cruzes já tinha mais de 100 mil crucifixos e ícones sacros.



Nos anos 1990, foi erguido ali um santuário que passou a atrair peregrinos do mundo inteiro. Um deles foi ninguém menos que o papa João Paulo II, que, em 1993, declarou:

"Depois dessa visita, parecia mais clara para todos nós a verdade expressada pelo Concílio Vaticano II: o homem não pode compreender profundamente a si mesmo sem Cristo e sem a sua cruz. A Colina das Cruzes é um testemunho eloquente disto e também uma advertência. A eloquência daquele santuário é universal: é uma palavra escrita na história da Europa do século XX".

Colina das Cruzes, que resistiu aos poderes tirânicos deste mundo, ainda está de pé. 


* Com informações do site Christo Nihil Praeponere, do pe. Paulo Ricardo.

Fonte: Aleteia

domingo, 19 de abril de 2015

SANTA EMA - SINAL DE QUE A SANTIDADE PASSA PELA CARIDADE


Santa Ema, administrava seus bens para o benefício do próximo

Hoje, 19 de abril, a Igreja celebra Santa Ema da Saxônia. Por parte de mãe, não existia testemunho nem incentivo à santidade. O chamado que ela tinha no coração era ao matrimônio. Casou-se com o conde Ludgero e teve um filho, cujo chamado era para a vocação sacerdotal. Iluminado pelo testemunho da mãe, tornou-se sacerdote e depois bispo. Ao ficar viúva, essa santa discerniu e decidiu consagrar sua viuvez ao Senhor, numa vida de oração expressa na caridade. Muitos conventos e abadias foram construídos graças à sua generosidade. Ela vivia no meio da sociedade, administrando seus bens para o benefício do próximo.

Santa Ema passou os últimos momentos de sua vida numa abadia, após 40 anos de dedicação a Deus, faleceu em 1045. Depois de muito tempo abriram seu túmulo, e encontraram o seu corpo todo em pó, exceto a sua mão direita estava intacta, pois era com essa mão que ela praticava a caridade ao próximo. Um sinal de que a santidade passa pela caridade.

Santa Ema, rogai por nós!

SANTO EXPEDITO - O SANTO DAS CAUSAS URGENTES


Hoje, 19 de abril, a Igreja comemora Santo Expedito. Santo Expedito não tem uma data de nascimento conhecida. Sabe-se que ele era Romano. Sabe-se também que foi Senador de Roma, Príncipe-Consul do Império Romano na Armênia, militar, Comandante da XII Legião Romana e, mesmo nessa condição, converteu-se ao cristianismo.

História de Santo Expedito

A XII Legião tinha o nome de Fulminata, nome que significa algo como Vem como um raio. A Fulminata tinha cerca de 8 mil homens contando soldados, escravos e cavaleiros. No tempo de Expedito, ela defendia as fronteiras orientais do Império Romano contra os bárbaros asiáticos. Expedito comandou a XII Legião de 296 a 303 d. C. Para ser comandante de uma Legião Romana era preciso muita competência e bravura. Tanto que, alguns anos antes, a mesma XII Legião tinha sido comandada por um Imperador romano, Marco Aurélio, numa campanha onde hoje é a Eslováquia. Sabe-se que Expedito era um líder competente. Seu cargo equivaleria hoje ao de um general. Ele se tornou famoso por manter a disciplina dos soldados e todos o respeitavam. Por outro lado, como a maioria dos soldados romanos, o Comandante Expedito tinha uma vida devassa, rodeada de luxo, prazeres e fama.

Conversão ao Cristianismo

O primeiro contato do Comandante Expedito com o Cristianismo aconteceu dentro da própria XII Legião. Com efeito, uma parte dos soldados da XII era formada de cristãos. Além disso, em suas andanças pelas fronteiras orientais do império, Expedito teve ainda mais contato com o cristianismo. E, para completar, a XII Legião teve um soldado chamado Polieucto de Melitene, que morreu mártir no ano 193. A semente do Cristianismo e do sangue dos mártires nunca cai na terra em vão.

A Procrastinação de Santo Expedito

Expedito era um líder competente na condução da XII Legião tanto nos tempos de paz quanto  nas batalhas. Um comandante vitorioso na carreira militar. Porém, quanto à sua vida espiritual, tinha o vício da procrastinação, isto é, deixar para depois, adiar. Ele simpatizava com a mensagem de Jesus. Admirava os ensinamentos do Mestre de Nazaré e via no Evangelho palavras que ninguém jamais tinha dito antes na história humana. Por isso, ele pensava em um dia converter-se de verdade. Esse dia, porém, ficava sempre para mais tarde, era sempre adiado.

O toque de Deus

Depois de alguns anos procrastinando, Expedito foi tocado pela graça de Deus. Certa noite teve um sonho que mudou sua vida. No sonho, com um corvo representando o espírito do mal, grasnava diante dele a palavra cras, do latim, que significa amanhã, deixe sua conversão para amanhã. O corvo grasnava forte e parecia poderoso. Porém, de repente, Expedito decidiu e pisoteou o corvo dizendo: hodie, que significa hoje, em latim. O Comandante Expedito acordou do sonho decidido e confirmou sua conversão. Por isso ele é considerado o Santo das causas urgentes. Convertido, ele continuou por um tempo ainda chefe da sua legião, conseguindo converter seus soldados também ao cristianismo.

A ira contra Santo Expedito

Com a conversão de Expedito e da sua tropa, o imperador Diocleciano começou a perseguir o Santo e seus soldados. A importância de seu posto fazia dele uma influência muito forte a favor do Cristianismo dentro do Império Romano. Por isso, ele se tornou alvo especial do Imperador.

A Morte de Santo Expedito

Santo Expedito foi preso pela ordem de Diocleciano e foi forçado a renunciar à sua nova fé. Porém, ele não renunciou. Seus castigos começaram pela flagelação romana: 39 chicotadas com o flagrus, chicote que dilacera a pele e causa hemorragia. Expedito tinha aplicado este mesmo castigo a bandidos e indisciplinados. Agora, ele os recebia por causa de Jesus Cristo. E ele permaneceu firme e julgando-se indigno de sofrer o mesmo castigo que Jesus sofrera, aplicado por soldados romanos, como estava acontecendo com ele. Por fim, não renunciando à sua fé, Santo Expedito foi decapitado com espada, por ordem do Imperador Diocleciano, no dia 19 de abril de 303, em Melitene na Armênia.

Canonização

Como Santo Expedito foi morto por causa de Jesus Cristo, ele se tornou um mártir da Igreja e santo reconhecido oficialmente. Sua bravura diante dos sofrimentos por causa da fé serviu de exemplo para grande parte dos soldados de sua Legião, fazendo-os permanecer firmes em sua fé. O exemplo de Santo Expedito arrastou milhares de cristãos na Armênia e, logo, ele passou a ser venerado como santo, o santo das causas urgentes.

Imagem de Santo Expedito

Santo Expedito é representado como um Comandante Romano, vestindo uma túnica branca, uma armadura de superior e um manto vermelho sobre os ombros. Em sua mão direita ele levanta uma cruz com a palavra Hodie (Hoje). Na mão esquerda ele tem uma palma, representando o martírio e a vitória dos mártires. Seu pé direito pisa sobre um corvo, que grita a palavra Cras, (amanhã). A imagem simboliza a grande mensagem de Santo Expedito: Não adie sua conversão, não deixe para amanhã aquilo que deve ser feito hoje, não procrastine!
A imagem de Santo Expedito é riquíssima em simbolismo. Ela 'fala' pelas figuras, pelas cores e pelos símbolos. Ela nos conta a história de Santo Expedito. Vamos, então, analisa-los.

A roupa de Santo Expedito

As tiras douradas na roupa de Santo Expedito mostram que ele era um Comandante de Legião Romana. Esse traje nos dá a ideia do grau de importância que o Comandante Expedito ocupava no império romano. Ele comandava a XII Legião, chamada 'Fulminata', entre os anos 296 a 303 d. C. Esta legião tinha oito mil homens e fora comanda antes por um imperador romano chamado Marco Aurélio. A cor azul celeste em sua roupa representa o céu que ele abraçou ao se converter ao cristianismo.

O manto vermelho de Santo Expedito

Na Iconografia Cristã o manto vermelho representa o martírio, o sangue dos mártires. Como sabemos, Santo Expedito foi martirizado por ter se tornado cristão no ano 303. Após sofrer vários castigos físicos, que ele mesmo tinha aplicado a outros, não renunciou à fé em Jesus Cristo. Por isso, foi decapitado por ordem do imperador.

O ramo de palmeira

O ramo de palmeira na mão de Santo Expedito representa a vitória sobre o mundo e sobre as obras da carne, através do martírio. O ramo de palmeira também simboliza os doze artigos de fé do Credo Católico, os quais Santo expedito professou solenemente antes de ser batizado e pelos quais ele deu sua vida.

O capacete de Santo Expedito no chão

O capacete no chão significa que Santo expedito se desarmou e, ao mesmo tempo, abriu sua mente para receber a novidade do Cristianismo e do Reino dos Céus. O Capacete era usado nas batalhas para proteger a cabeça. Analogicamente, Santo expedito se despiu de toda 'defesa' para abraçar a fé em Jesus Cristo. E é esta abertura de coração que seu capacete no chão representa.

O corvo nos pés de Santo Expedito

A representação de Santo Expedito o mostra pisando sobre um corvo com o pé direito. Do bico do corvo, sai uma flâmula com a palavra 'CRAS'. O corvo representa o espírito do mal e também a maior tentação que Santo Expedito sofreu: a 'procrastinação'. Procrastinar é deixar para amanhã aquilo que deve ser feito hoje. O comandante Expedito adiou sua conversão ao cristianismo por muito tempo. Então, certa vez, ele teve um sonho no qual um corvo lhe gritava: 'CRAS', palavra que quer dizer 'AMANHÃ' em Latim. Ele entendeu que, na verdade, era o espírito do mal quem lhe gritava: 'deixe sua conversão para amanhã'. Então, no sonho, ele reuniu forças, pegou uma cruz, ergueu-a e gritou 'HODIE', palavra latina que quer dizer 'HOJE'. Depois, pisou no corvo com o pé direito, que representa a decisão e a coragem. A partir desse momento, Santo Expedito deixou de procrastinar, assumiu a fé e foi batizado. Isso custou sua vida, mas ele não voltou atrás. Por isso ele é o santo das causas urgentes.

A cruz na mão de Santo Expedito

A cruz na mão de Santo Expedito tem a palavra 'HODIE', hoje. Significa que o tempo da salvação e da conversão é hoje, é agora. A cruz representa a morte de Jesus Cristo através da qual nos veio a salvação. Segurar a cruz com a mão direita representa abraçar a cruz com todas as forças, capacidades e decisão. E representa também a vitória sobre o espírito do mal.

A cidade ao fundoComo comandante de uma legião, Expedito tinha uma vida cheia de privilégios, luxos e prazeres mundanos. E isso o fazia adiar sua decisão por Jesus Cristo, pois ele sabia que, ao abraçar a fé, deveria passar a viver uma vida sóbria, justa, centrada, sem as orgias e prazeres que seu cargo lhe oferecia. Mas, graças a Deus, ele se decidiu por Cristo. Por isso, a cidade ao fundo representa a vida mundana e os prazeres ilícitos que Santo Expedito deixou para trás ao abraçar a fé cristã.

A aura de Santo Expedito
A aura em volta da cabeça de Santo Expedito representa a santidade que ele mostrou após assumir sua fé em Cristo. Com efeito, ele se tornou mais justo e caridoso, doando seus bens aos pobres e anunciando a maravilha do Reinos dos Céus que ele descobrira ao receber Jesus. Além disso, ao morrer mártir, isto é, ser morto por causa da fé em Jesus Cristo, ele se tornou santo canonizado pela Igreja.

Conclusão

A imagem de Santo Expedito 'fala' e com riqueza de detalhes. Ela ensina e adverte: 'Não deixe para amanhã aquilo que deve ser feito hoje! Pise no corvo da procrastinação com o pé direito e decida-se por Jesus Cristo.'

A poderosa oração a Santo Expedito

'Meu Santo Expedito das Causas Justas e Urgentes. Socorrei-me nesta hora de aflição e desespero, interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Vós que sois um Santo guerreiro. Vós que sois o Santo dos aflitos. Vós que sois o Santo dos desesperados. Vós que sois o Santo das causas urgentes. Protegei-me. Ajudai-me. Dai-me força, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido. (fazer o pedido). Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar. Protegei minha família, atendei o meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranquilidade. Serei grato pelo resto de minha vida e levarei se nome a todos que tem fé. Santo Expedito, rogai por nós. Amém.'